A moralidade e a ordem

Estranho o não repúdio pelas propagandas de cervejas, pelas apresentadoras de programas infantis, de humor, que estão todos os dias na tela da TV, e "no meio deste povo".

COMPORTAMENTO
- Um mundo pós-moderno, uma sociedade que avilta o preconceito e a ordem, a partir dos valores conservadores e com sentimento de multidão. Certamente são pontos que surgem no caso do quase linchamento da uma estudante de turismo da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), na região do ABC. Ao trajar roupas muito curtas gerou "movimento" dos universitários que avançaram em ataque contra a moça, a qual somente com a proteção da polícia pôde sair do lugar.

Se fosse em uma praça pública, sem dúvida seria uma ação que mereceria análise detida (talvez nem ocorresse o caso), mas considerando se tratar de um espaço universitário torna a questão mais complexa, devido à formação de uma comunidade que deveria conhecer o direito das pessoas a liberdade de escolhas, de comportamento. Evidentemente, sem invadir o espaço ao que o outro tem direito. Certamente este não foi o caso.
Neste sentido, notoriamente o mundo da moda está cada vez mais levando a mulher a ousar em seus trajes, que as tornam sexualmente mais provocativas e com partes do corpo à mostra. Algumas vezes exageradas outras apenas ressaltam a beleza que possuem. Todavia, vivemos em uma sociedade em que há dúvidas sobre os limites, pois a regra midiática significa ousadia.

O mundo fechado dos velhos tempos de outrora perdeu espaço para uma nova realidade em que se expor tornou-se um lugar permitido, se não na rua de maneira visível, na internet, nas revistas, mesmo naquelas ditas sérias. As crianças e adolescentes convivem com sexualidade muito prematuramente, e o início da sexualidade começa muito cedo. As mudanças é o reflexo da ruptura de uma sociedade que avança contra os limites com mudanças de valores eternizados e ideologizados. Mas no caso de São Paulo parece que houve uma regressão no tempo, as roupas transparentes levaram ao desejo, a ofensa, ao repúdio e a perseguição que resultou em quase linchamento daquele representante do se vê nas mídias e é objeto de desejo. Estranho o não repúdio pelas propagandas de cervejas, pelas apresentadoras de programas infantis, de humor, que estão todos os dias na tela da TV, e "no meio deste povo".

Um caso como este que reúne jovens estudantes, de uma universidade da maior cidade do país, que aparecem na mídia com a intenção de linchamento de uma mulher sexy, a qual usa roupas sumárias, em pleno século da chamada pós-modernidade, chama a atenção e leva a dúvidas. A rigor, os estudantes que um dia foram revolucionários resolveram buscar a ordem de tempos dos limites conservadores? Afinal, de onde vem a nova ordem?

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.