Um mundo de bonecos

Diante do espetáculo, a população de sua maneira lida com maestria neste mundo de bonecos que representam um teatro que diz respeito a todos hoje e amanhã.

Política - A cada dia a realidade fica mais complexa para ser percebida, pois saímos dos espaços visíveis para os discursos e aparências que não revelam as estruturas sociais, formadas em meio a uma trama que nos impede de ver um pouco além do necessário. Parece simplicidade demais imaginar que no mundo da política alguns precisam ser mocinhos e outros bandidos, numa eterna relação o bem contra o mal. evidentemente que se trata de definições, cujo objetivo é descortinar para uma visão pública conforme desejo de quem pode se apresentar para a sociedade, desvelando o seu discurso elaborado minimamente.

Muito estranho afirmar que o partido X deveria zelar pela ética, pelos interesses sociais, sem considerar as razões do poder e o jogo que se faz diuturnamente. Uma pergunta simples: o que está por trás das lutas constante no congresso brasileiro? Trata-se justamente da preocupação de determinados grupos políticos com bem estar social, ou a busca incessante é pelos benefícios do mandato?

O partido Y quando se diz ético não estaria neste momento oportuno usando apenas a retórica para desmascarar o adversário no sentido de avançar rumo a representatividade popular? Logo deverá vestir a mesma mascara que será denunciada por outros e, assim, prossegue a trama.

A rigor, a política não é apenas um lugar de homens eleitos, pois, neste território existem milhares de negociações que envolvem além de grupos sociais politizados, forças diversas participam dos embates no parlamento, que no final não atende a maioria que deveria dar base para a democracia. Muitas vezes, quem é sapo hoje se transforma em príncipe amanhã e o contrário também é verdadeiro, ao saber dos movimentos orquestrados e ensaiados.

Muitos intelectuais sabedores desta realidade, mais do que muitos – é o que se espera -, preferem jogar para a platéia a participar de fato dos embates, que podem proporcionar a percepção de uma realidade mais visível. Afinal, num mundo das imagens será melhor quem conseguir se apresentar mais vistoso. Entretanto, se esquecem do que leu e viu, enfim, não tem passado.

Finalmente, neste contexto, ser ético na aparência significa apenas entrar para o rol dos derrotados e sair de cena. Diante do espetáculo, a população de sua maneira, com maestria, neste mundo de bonecos que representam um teatro que diz respeito a todos, hoje e amanhã.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.