Política e Realidade

Desta forma, as viagens aéreas com dinheiro público – uma das tradições da política autoritária e coronelista - reproduzidas em escândalos nos meios de comunicação de massa, não servem ao propósito de esclarecer os fatos.


Gastança - Não é de hoje a festa na política brasileira, que vem desde o surgimento do Brasil com uma burocracia que servia aos propósitos da metrópole em detrimento da sociedade tupiniquim que havia por estes lados. Esta farra com o dinheiro dos brasileiros não é nova e nem é um privilégios de brasileiros, afinal, a disposição de se apoderar dos recursos produzidos por uma nação faz parte de um sistema concentrador. Portanto, esta discussão sobre a gastança dos representantes do povo, com tanto barulho, serve apenas para preencher páginas de jornal e destacar pontos das mazelas sociais. Assim, mais desorienta do que informa a sociedade sobre os problemas estruturais existentes.

Uma hipocrisia imaginar que o dinheiro dispensado pela política brasileira é usado de maneira sempre honesta. Os donos de jornais, empresários, intelectuais e pessoas medianamente pensantes sabem que o dinheiro público serve a outros fins que não somente os interesses sociais. As trocas de favores entre líderes políticos tornaram-se uma tradição do país, mesmo considerando que são milhões de reais que engordam bolsos de uma classe social e promove a pobreza de milhões. Quem não quiser enxergar isso tem toda a liberdade de viver alienado diante de uma realidade de marginalização de indivíduos não funcionais, que não podem deixar de ser percebidos em ruas e avenidas urbanas.

Os jornalistas e um grupo seleto de empresários, por exemplo, conhecem bem os trâmites do poder, pois vivem numa relação permanente com a política, ao ponto de alguns deles serem responsáveis pela eleição de candidatos desconhecidos, pouco confiáveis, desonestos e populistas. Evidentemente, que cada qual serve aos interesses das circunstâncias de organização dos ideais de sociedade, definidos por um centro gerador de conhecimento, conforme estrutura que se queira.

Desta forma, as viagens aéreas com dinheiro público – uma das tradições da política autoritária e coronelista - reproduzidas em escândalos nos meios de comunicação de massa, não servem ao propósito de esclarecer os fatos, embora contribua para dar visibilidade à condução do espaço público por seus líderes eleitos. Destaca, entretanto, apenas pontos do iceberg, sob o qual está uma realidade que deveria ser tratada de maneira a formar uma sociedade democrática, ou seja, que a informação não fosse simplesmente sobre os reflexos, mas que iluminasse o que está por trás do que é informado superficialmente.

Se o procedimento continuar logo teremos mais páginas de jornal, como uma novela que mistura ficção e realidade, sem haver condições de se avaliar o espaço vivido de cidadãos que acreditam no futuro e na liberdade.

0 comentários:

Postar um comentário

Dar a sua opinião é participar, ativamente, do espaço social.